ERA UMA VEZ A EPTOLIVA … NO CONVENTO DE MAFRA
No âmbito do estudo do romance “Memorial do Convento”, de José Saramago, a obra mais conhecida do Nobel da Literatura e que integra o programa da disciplina de Português, os cursos profissionais do 3.º ano em funcionamento na EPTOLIVA, tiveram oportunidade de visitar o Palácio Nacional de Mafra e assistir a uma adaptação dramatúrgica da obra, levada a cabo pela companhia de teatro ÉTER nesse mesmo espaço.
Os alunos puderam percorrer as principais salas do majestoso Palácio, com todo o seu esplendor barroco, observando a imponente Basílica e Biblioteca, uma das mais belas do mundo, numa viagem de enriquecimento histórico e cultural que permitiu interagir com o universo ficcional da narrativa saramaguiana, uma caricatura da sociedade portuguesa da época de D. João V.
A representação da peça superou as expetativas dos alunos, uma vez que permitiu revisitar, com emoção e humor, a leitura desta obra, recriando o amor e a vida maravilhosa e trágica de Blimunda e Baltasar e o sonho de voar do Padre Bartolomeu de Gusmão, rendendo-se à magnificência de um monumento que abarca, na sua história, a glória de uns e o sacrifício de outros, em nome da uma promessa real.
Para esta atividade contribuiu, também, a participação criativa dos alunos do curso de Design de Equipamento que, no âmbito da disciplina de História e Cultura e das Artes, realizaram uma brochura, facultada a todos os alunos, com informações, histórias, factos e lendas relacionadas com o Palácio Nacional de Mafra, promovendo assim a interdisciplinaridade.