Programa Escolhas_ Missão Futuros – E9G

O Programa Escolhas é um Programa governamental, de âmbito nacional, criado em 2001, tutelado anteriormente pela Secretaria de Estado da Igualdade e Migrações e integrado no Alto Comissariado para as Migrações (ACM, I.P.), tendo passado, recentemente, para a responsabilidade do Instituto Português Do Desporto e Juventude (IPDJ, I.P.).

 

Missão Futuros – E9G é um projeto de intervenção comunitária, implementado em dois concelhos – Oliveira do Hospital e Tábua – em torno de problemáticas que afetam os jovens residentes nos dois territórios.

Visa promover a integração social, inclusão e igualdade de oportunidades na educação e no emprego, minimizar riscos que atinjam jovens mais vulneráveis ou suscetíveis de terem um percurso de vida mais comprometido.

 

Durabilidade do Programa Missão Futuros – E9G

O programa tem a duração de três anos (1 de outubro de 2023 a 30 setembro de 2026).

 

Quais são os destinatários?

Jovens entre os 14 e os 18 anos, integrados em percursos formativos, nas escolas de Oliveira do Hospital e Tábua;

– Jovens acompanhados pelas CPCJ, de Oliveira do Hospital e Tábua, sujeitos a medidas de promoção e proteção, entre os 14 e os 18 anos;

– Jovens NEET (Not in Employment, Education or Training) / Jovens Migrantes, dos 18 aos 25 anos.

 

Constituição da Equipa

A equipa é composta por um psicólogo (coordenador), uma educadora social, e uma dinamizadora comunitária (estudante).

 

Constituição do Consórcio

O programa tem como entidade promotora e de gestão a ADEPTOLIVA e conta com a colaboração de parceiros que compõem o consórcio – Município de Oliveira do Hospital, Município de Tábua, Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Agrupamento de Escolas de Tábua e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital.

 

ÁREAS DE INTERVENÇÃO

  • Medida I — Emprego, Formação e Emprego: visa contribuir para o sucesso escolar, para a redução do absentismo e abandono escolar, para a qualificação e formação profissional e para a promoção do emprego, empregabilidade e empreendedorismo num contexto de transição digital;

 

  • Medida II — Dinamização Comunitária e Cidadania: visa contribuir para uma maior consciencialização sobre os direitos e os deveres cívicos e comunitários, e para a promoção das artes, do desporto, da cultura, da saúde, da educação não formal e da participação cidadã, formal e informal, com impacto no relacionamento interpessoal e intercultural, no bem-estar e na gestão do talento, assim como para o estímulo do pensamento crítico e criativo.

 

Objetivos:

Promover a integração social, a igualdade de oportunidades na educação e no emprego, o combate à discriminação social, a participação cívica e o reforço da coesão social;

Destina-se a todas as crianças e jovens, particularmente as provenientes de contextos com vulnerabilidade socioeconómica.

 

Atividades a desenvolver:

CER — Conhecer, Envolver, Recriar

EPTO — CSI

RE – JUVENESCER

BOOTCAMP – Ativa o teu futuro

CID — Centro de Inclusão Digital

Oficina de Teatro Musical e Comunitário

 

Como se pode inscrever?

A participação é gratuita. Se for menor, a inscrição poderá ser realizada presencialmente pelo encarregado/a de educação do jovem, entregue a um dos técnicos do Programa.

Pode também ser utilizado este formulário de inscrição.

Contactos:

E-mail: missaofuturos.e9g@gmail.com 

910 960 442— Coordenador (Júlio Mendes)

963 448 648— Técnica (Elisabete Augusto)

 

“O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente.”

Mahatma Gandhi