Travel Influencers – Destinos Turísticos Virtuais?
EPTOLIVA UMA ESCOLA INFLUENCER NA PROMOÇÃO DO TURISMO NA REGIÃO (assistir ao webinar)
“Travel Influencers – Destinos Turísticos Virtuais” foi o tema da Conferência EPTO FUTUROS 30.30 que assinalou a comemoração do Dia do Curso Profissional de Técnico de Turismo, colocando em destaque o papel dos influenciadores digitais, mais especificamente, os travel bloggers, na propagação de informação turística, não apenas na perceção visual da imagem do destino, como na forma de influenciar as intenções comportamentais dos potenciais turistas.
Para Daniel Costa, Presidente da EPTOLIVA, o Turismo será sempre uma área de futuro, salientando o sucesso do Curso Profissional de Turismo, “uma marca desta escola, que projeta esta instituição de ensino e a região que representa”, elogiando o trabalho de excelência dos oradores convidados, promotores do turismo, que se têm destacado em projetos inovadores em prol da Beira Serra, alcançando grande visibilidade graças a todos os operadores turísticos.
Este encontro online, moderado por Gina Sousa, Diretora do Curso de Turismo, e Cláudia Carvalho, Formadora da Área Técnica, permitiu realçar o papel importante que as plataformas digitais desempenham nas estratégias de marketing e publicidade para a promoção de destinos turísticos, nomeadamente, na integração de líderes de opinião, enquanto embaixadores e influentes de produtos e serviços.
José Francisco Rolo, que preside à Rede das Aldeias de Montanha, uma nova marca de turismo que une a Serra da Estrela à Serra da Gardunha, afirmou que a aposta num turismo de aldeia, bem como o investimento em espaços de coworking têm atraído nómadas digitais, projetos que visam criar uma rede de espaços modernos, inusitados e inspiradores, localizados em ambientes rurais, em plena harmonia com a natureza, nomeadamente em Videmonte (Guarda), Alvoco das Várzeas (Oliveira do Hospital) e Lapa dos Dinheiros (Seia). Destacou o papel relevante dos Travel Influenceres na identificação e divulgação de destinos turísticos, tendo por base o setor das aldeias de montanha, em particular no interior de Portugal. “Chegar e descobrir, atrair e fixar, convidar a conhecer e a regressar” é o objetivo do trabalho de Francisco Rolo na Rede das Aldeias de Montanha.
Carlos Bernardo, criativo profissional e autor do projeto “O Meu Escritório é lá Fora!”, dedicado à narrativa de viagens, entende que o marketing turístico se faz “de pessoas para pessoas”, na humanização das marcas e na forma como as pessoas se podem identificar com estas, particularmente importante no turismo em territórios de baixa densidade populacional. É esse, também, o seu perfil como viajante: contar histórias das mais diversas formas, numa perspetiva documental, reforçando a importância dos “nichos” para passar a mensagem, os blogues especializados, verdadeiras viagens na primeira pessoa e pensando nas particularidades de cada território.
O Oliveirense João Quaresma deu-nos o testemunho da forma como realizou as suas viagens pelo mundo, promovendo a gastronomia portuguesa e partilhando lugares e aventuras através das redes sociais, como um diário. O projeto Roadshow numa “food truck”, em 20 cidades europeias, foi uma dessas aventuras, afirmando Portugal como um destino gastronómico de excelência, realizando demonstrações e conversando com diversos operadores turísticos para dinamizar atividades nesse sentido. A Gastronomia foi o mote, mas para o Chef João “é preciso preparar o futuro”, referindo-se a um novo projeto, uma viagem gastronómica pela cozinha portuguesa, para o qual solicitou a colaboração da EPTOLIVA, já uma referência no apoio a eventos turísticos na região.
Francisco Cruz, Proprietário do Aqua Village Health Resort & SPA, entende que “é necessário andar dois passos à frente na área do turismo”, alertando para a necessidade de “cada unidade ser capaz de influenciar diretamente o hóspede”, uma vez que vivemos num mundo globalizado e digital, pelo que compete aos empreendedores tirar partido da organização que se pretende implementar e, acima de tudo, “ser criativo”, quer na área dos serviços, quer na área social e de integração paisagísticas e ambiental. “Privilegiar a qualidade e não a quantidade”, na promoção e criação de novas unidades turísticas, em particular no interior do país, fazendo referência à estratégia que os diferencia: “Nós trabalhamos para captar o hóspede, somos um hotel de destino e não no destino, pelo que a nossa comunicação passa por aí, colocar no mercado produtos e serviços capazes por si só de influenciar os turistas”.
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