CIÊNCIA VIVA DA EPTOLIVA EM DESTAQUE NO PROGRAMA DE TV “FALAR GLOBAL”
Date 23 de Fevereiro, 2021
No âmbito da participação no 1.º Fórum Nacional dos Clubes de Ciência na Escola, a EPTOLIVA recebeu, no dia 22 de fevereiro, a equipa de reportagem da Rede Nacional de Clubes Ciência Viva, que veio conhecer algumas das atividades e projetos de ciência desenvolvidos nesta escola profissional, sob a orientação de Honorata Pereira, a docente coordenadora do CCV da EPTOLIVA.
Sob o argumento “Sustentando o Insustentável” o ciência viva da EPTOLIVA tem vindo a desenvolver projetos científicos focados nas temáticas de Educação Ambiental para a Sustentabilidade e Economia Circular, que têm vindo a merecer o reconhecimento nacional e internacional, estimulando a partilha de conhecimentos e boas práticas, bem como a sensibilização da comunidade educativa para os vários problemas ambientais.
Contando já com 100 prémios obtidos na última década, a EPTOLIVA tem-se destacado a nível nacional e internacional como uma Escola de referência no desenvolvimento de projetos comunitários na área de Ciência e Empreendedorismo. Uma evidência que Daniel Costa, presidente da EPTOLIVA, destaca como uma estratégia há muito assumida nesta escola, onde o trabalho por projeto tem sido uma metodologia implementada com exemplos de grande sucesso. “Para o êxito desta prática de ensino temos estabelecido parcerias com várias instituições de ensino superior (Universidades e Politécnicos)”, destacando a parceria com a ESTGOH – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, com a partilha de laboratórios e equipamentos. Para este dirigente, os Clubes de Ciência Viva na Escola, constituem um espaço catalisador para o desenvolvimento da literacia científica e tecnológica e para a modernização dos modelos e estratégias de ensino, e por isso, “continuamos a prosseguir a estratégia de ter uma Escola de Futuro que se adapta às mudanças diárias. Estamos a construir um Centro Ciência Viva aberto à comunidade desde os mais jovens aos mais novos. Ciência e conhecimento para todos”, como conclui Daniel Costa.
E por isso, entre os cerca de 230 clubes de ciência que fazem parte da rede nacional, a EPTOLIVA mereceu a oportunidade de ver divulgado o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, que será posteriormente emitido no programa “Falar Global”, um programa da CMTV que retrata as novas tecnologias, os comportamentos e a inovação na sociedade portuguesa, bem como um espaço de divulgação na galeria de reportagens dos Clubes Ciência Viva na Escola espalhados de norte a sul do país.
Este encontro foi também uma oportunidade de alicerçar a filosofia do Clube à “Sala ITEC – Playroom 30.30”, uma sala de inovação tecnológica que a EPTOLIVA se prepara para inaugurar brevemente, e de traçar o caminho futuro que enfatiza a importância da Educação em Ciência junto dos alunos e restante comunidade educativa.