TENDÊNCIAS PARA CRIAR E DECORAR ESPAÇOS E PROJETO “PROFESSORES! MUDÁMOS A SALA!” MARCAM EPTOFUTUROS DE DESIGN
O encerramento do ciclo de conferências EPTO FUTUROS 2022, após seis semanas em ação a divulgar os vários cursos em funcionamento na EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, aconteceu com a conferência dedicada ao Curso de Design/Design de Equipamento, intitulada “Design Criar Tendências”, especialmente dedicada ao design e decoração de interiores.
A necessidade de espaços confortáveis, funcionais e multifuncionais, nos ambientes onde vivemos e trabalhamos, está mais evidente do que nunca, pelas exigências de um mundo que se transforma todos os dias, pelo que a estética e o conforto passaram a ter lugar de maior destaque no quotidiano das pessoas e, por isso, impulsionados na indústria do design de equipamento e na indústria da decoração. Este foi o mote para as conversas técnicas e profissionais moderadas pela Diretora do Curso de Design, Helena Raimundo, e pela jornalista e formadora, Margarida Prata.
“Esta é claramente uma área que, direta e indiretamente, nos influencia a todos e as tendências partem sempre de um contexto e de fatores sociais”, como disse a especialista Mafalda Galamas, Designer de Interiores do Atelier Decoralista e autora do conceituado Blog Decoralista.pt, alertando para a necessidade de profissionais de design e decoração de interiores, com formação técnica e complementar cada vez mais necessária às exigências da imagem das organizações e do mercado empresarial.
Francisco Fonseca, Sócio Gerente da Empresa Flamingos Decor, na qualidade de profissional da área e ex-aluno da EPTOLIVA, onde demonstrou a sua vocação na decoração e remodelação de espaços, salientou a importância da escola na sua formação e no incentivo ao seu espírito empreendedor, basilares no sucesso da sua empresa, um exemplo e um estímulo para todos os alunos deste curso.
Daniel Dinis Costa, Presidente da EPTOLIVA, congratulou-se com a presença de vários alunos formados na EPTOLIVA neste Ciclo de Conferências EPTO FUTUROS 2022, testemunhos de um percurso que mostra o reconhecimento da escola à sua comunidade, fruto de um trabalho inspirador e dedicado e que faz desta escola profissional uma referência no ensino.
Para a Vereadora da Educação do Município de Oliveira do Hospital, Graça Silva, a EPTOLIVA e todas as atividades que desenvolve têm sido muito relevantes para motivar os alunos na sua caminhada, um contributo que se estende aos promotores e restante comunidade local, felicitando por isso a Direção da Escola, na pessoa do seu Presidente, pela visão estratégica de futuro nas suas ações. Sendo esta uma área que integra a sua formação, Graça Silva salientou a importância da arte do Design e respetivas ferramentas digitais como “um caminho para o conforto que a sociedade precisa e procura”.
Destaque ainda para o projeto “Professores! Mudámos a Sala!”, um desafio proposto aos alunos do curso profissional de Técnico de Design/Design de Equipamento, que consistiu na remodelação e decoração de um espaço interior, e que contou com o apoio e o contributo das empresas: Flamingos Decor; Móveis Sancho & Filhos, Lda.; Divinaldec – Comércio de Mobiliário, Lda.; Gioestofos, Lda.; Vicente & Vicente – Indústria de Iluminação e Decoração, Lda.; Atelier Lisete Aires – Interiores; e Iberstilo – Indústria de Mobiliário, Lda., que prontamente se disponibilizaram a aceitar este desafio. Tratou-se de um trabalho muito estimulante para estes alunos, que transformaram um espaço interior da escola, tornando-o versátil, confortável e mais moderno, não só com equipamentos atuais, mas também com alguns equipamentos em fim de linha, aos quais foi dada uma nova vida, demonstrando que a reciclagem, a reutilização e a sustentabilidade dos materiais deverão ser o foco do design. O resultado deste trabalho vem confirmar não só os conhecimentos técnicos adquiridos nas diversas disciplinas da área técnica do curso, mas também evidenciar o sentido estético e o espírito crítico quanto à funcionalidade de equipamentos/objetos num determinado espaço, de acordo com os objetivos pretendidos e, de certa forma, reafirmar, uma vez mais, a estratégia da EPTOLIVA: Olhar para o passado, reinventar o presente e pensar no futuro!