EPTOLIVA RECEBE PROJETO REFOOD DO NÚCLEO DE COIMBRA
O Auditório do Espaço CULTIVA, em Tábua, recebeu esta sexta-feira, 25 de outubro, o Projeto ReFood, na sequência do convite efetuado ao Núcleo Re-Food de Coimbra, para uma ação de sensibilização à comunidade escolar do polo de Tábua sobre a problemática do desperdício alimentar, conjugando através desta iniciativa alguns domínios como “Direitos Humanos”, “Desenvolvimento Sustentável” e “Voluntariado” versados na estratégia da Educação para a Cidadania.
A “ReFood – Aproveitar para Alimentar” é um movimento independente, sustentável e voluntário, orientado para cidadãos e organizado em comunidades locais. Tem como missão resgatar alimentos, alimentar pessoas e incluir toda a comunidade local, cocriando uma sociedade mais sustentável, justa e solidária. O impacto quantitativo do Movimento ReFood é medido pelo número de refeições resgatadas, pelas toneladas de bio resíduos evitados, pelo número de centros locais em funcionamento, bem como pelo número de voluntários ativos, parceiros envolvidos e beneficiários apoiados.
Sem dúvida, que esta foi uma verdadeira “aula” de Cidadania proporcionada aos alunos, com um exemplo real de um projeto que é hoje global, nacional e local e ao qual agradecemos à Dra. Olga Simão, elemento voluntário da ReFood de Coimbra pela disponibilidade e testemunho aqui trazido.