• EPTOLIVA
    • Direção Executiva e Pedagógica
    • Operações de Importância Estratégica
    • Documentos Orientadores
      • Estatutos EPTOLIVA
      • Projecto Educativo
      • Regulamentos e Manuais
      • Relatórios
      • Plano Anual de Atividades
    • Calendário Escolar
    • Docentes
      • eSchooling Server
      • Normativos
      • Diretores de Turma
        • Diretor de Turma – Relatório Final
      • Diretores de Curso
        • Direção de Curso – Relatório Final
      • Prova de Aptidão Profissional
      • Desmaterialização – Avaliação Modular
      • Relatórios de atividades
      • Registo de ações de formação
    • Alunos
      • Normativos Alunos
      • Cartão de aluno
    • Recursos Digitais
    • Inscrições
  • ADEPTOLIVA
    • Direção da Adeptoliva
    • Estatutos
    • Promotores da Adeptoliva
  • Cursos
    • Cursos Profissionais
    • Inscrições
  • Centro Qualifica
    • Centro Qualifica
    • PLA – Português Língua de Acolhimento
    • Portuguese -Host Language (POISE TO 3.06)
  • Missão Futuros-E9G
    Programa Escolhas
  • Qualidade
    • EQAVET
    • Documento Base
    • Plano de Ação
    • Plano de ação – Monitorização
    • Relatório do Operador
    • Relatório Final de Verificação
    • Relatórios de progresso anual
    • Indicadores – Inquéritos
    • Indicadores – Resultados
    • Equipa EQAVET
    • EQAVET – notícias
    • Deixe-nos aqui sugestões
  • Notícias
    • EPTO NOTÍCIAS
    • EPTOJORNAL – arquivo
    • EPTOFUTUROS
    • EPTO Rádio
    • EPTO TV
Login
Contactos
    +351 238 605 210 (Chamada para a rede fixa nacional)| geral@eptoliva.pt
    EptolivaEptoliva
    • EPTOLIVA
      • Direção Executiva e Pedagógica
      • Operações de Importância Estratégica
      • Documentos Orientadores
        • Estatutos EPTOLIVA
        • Projecto Educativo
        • Regulamentos e Manuais
        • Relatórios
        • Plano Anual de Atividades
      • Calendário Escolar
      • Docentes
        • eSchooling Server
        • Normativos
        • Diretores de Turma
          • Diretor de Turma – Relatório Final
        • Diretores de Curso
          • Direção de Curso – Relatório Final
        • Prova de Aptidão Profissional
        • Desmaterialização – Avaliação Modular
        • Relatórios de atividades
        • Registo de ações de formação
      • Alunos
        • Normativos Alunos
        • Cartão de aluno
      • Recursos Digitais
      • Inscrições
    • ADEPTOLIVA
      • Direção da Adeptoliva
      • Estatutos
      • Promotores da Adeptoliva
    • Cursos
      • Cursos Profissionais
      • Inscrições
    • Centro Qualifica
      • Centro Qualifica
      • PLA – Português Língua de Acolhimento
      • Portuguese -Host Language (POISE TO 3.06)
    • Missão Futuros-E9G
      Programa Escolhas
    • Qualidade
      • EQAVET
      • Documento Base
      • Plano de Ação
      • Plano de ação – Monitorização
      • Relatório do Operador
      • Relatório Final de Verificação
      • Relatórios de progresso anual
      • Indicadores – Inquéritos
      • Indicadores – Resultados
      • Equipa EQAVET
      • EQAVET – notícias
      • Deixe-nos aqui sugestões
    • Notícias
      • EPTO NOTÍCIAS
      • EPTOJORNAL – arquivo
      • EPTOFUTUROS
      • EPTO Rádio
      • EPTO TV

    Cursos

    EPTOLIVA – ESCOLA AUTOSSUSTENTÁVEL COMO DESÍGNIO À TRANSIÇÃO DIGITAL E ENERGÉTICA

    • Date 14 de Maio, 2021
    “Transição Digital – Energia e Ambiente” foi o tema da videoconferência realizada, sob a apologia do Dia dos Cursos Profissionais de Eletrónica, Automação e Comando e de Mecatrónica, inserida no ciclo de conferências EPTO FUTUROS 30.30 e que colocou em destaque os desafios energéticos do futuro e a transformação digital para a próxima década em Portugal.
    Daniel Costa, presidente desta escola profissional, destacou a importância e a atualidade da transição digital na educação e os propósitos da EPTOLIVA no desenvolvimento de atividades relacionadas com os desafios da energia e da sustentabilidade, “este é um investimento e um caminho que já estamos a percorrer com empenho e entusiasmo, tendo como desígnio ser uma escola digital, tecnológica e autossustentável a nível energético”, e que exemplificou com as plataformas digitais usadas para o ensino online de qualidade, o sistema de iluminação solar ecológico e autónomo do parque exterior e a substituição de lâmpadas interiores por led, para além do Projeto Eco Escolas responsável pela sensibilização e educação ambiental, “importante para que os nossos jovens tenham comportamentos ecológicos e sustentáveis e, com isso, possam contribuir para uma escola, um concelho e um país mais ecológicos e sustentáveis”.
    Também no sector empresarial a transformação digital se impõem como garantia de sobrevivência num mercado global onde a eficiência e a produtividade são fatores diferenciadores, considerou Paulo Pereira, Diretor de Estratégia de Inovação e Tecnologia da Altice Labs, que apresentou algumas das estratégias de inovação desta empresa de telecomunicações e serviços de informação, referindo que “a inovação e a digitalização não estão apenas relacionadas com a implementação das novas tecnologias, são também a chave do futuro no sector energético. Garantir energia sustentável, eficiente e acessível são as metas para a necessária transição energética, implicada com a descarbonização de alguns sectores da economia e o aumento do fornecimento de eletricidade a partir de fontes renováveis.”
    A importância do sector elétrico na transição energética foi destacada por Pedro Carreira, Diretor Adjunto do Departamento de Inovação Tecnológico da E-REDES que exemplificou as redes inteligentes, equipamentos essenciais para a digitalização da rede, que permitem uma melhor gestão, além de facilitar a integração de veículos elétricos, autoconsumo e geração distribuída, e como referiu, “o objetivo da E-Redes para 2030 é dispor de 100% de equipamentos de medição inteligente, reduzindo consideravelmente as emissões de CO2.”
    Miguel Leitão, Consultor de Energia na empresa Green World, conclui que “sem transição digital não há transição energética, pois os sistemas de informação são fundamentais para a gestão e operação do que são as novas tecnologias e a motorização na área da energia”. A aposta nas energias renováveis e na agricultura sustentável a fim de reduzir a dependência energética do país, cujo driver do Hidrogénio (EN-H2) será um dos caminhos para diminuir a dependência do exterior e reduzir a descarbonização da economia em substituição dos combustíveis fósseis, abrangendo a indústria, os transportes e o sector da energia, foi a ideia fortalecida pela sua intervenção.
    Defensor, também, de um modelo energético renovável e não poluente onde a energia solar passa por ser uma alternativa para uma energia limpa e sustentável, Miguel Correia, Gerente da empresa GEOSUN ecco smart solutions, apresentou algumas soluções autónomas de energia, fazendo referência ao projeto Eletrogás, que tem por objetivo captar energia solar e, através de um reator, transformar a energia elétrica em metano e gás natural.
    A capacitação e o reforço de competências para a transição energética foi a intervenção de João Albuquerque, colaborador e tutor da E-REDES na formação profissional, que relacionou a competitividade das empresas com a necessidade de um trabalho colaborativo e de maior proximidade destas, com escolas, politécnicos, universidades e empresas parceiras, à semelhança do que tem vindo a ser feito com a E-REDES com a criação de cursos profissionais nestas áreas.
    Também Artur Correia, fundador e gerente da Empresa Socorreias, aludiu que “a verdadeira “energia” transformadora está nas pessoas, a dedicação e a competência que estas depositam nas empresas, associada à capacidade de as qualificar para os novos desafios”, como tem sido o exemplo da Socorreias, uma empresa com quase meio século de trabalho desenvolvido em estreita parceria com a EDP e onde os seus recursos humanos muito têm contribuído para o seu prestígio e reconhecimento nacional no sector da energia elétrica.

    A videoconferência, conduzida pela subdiretora, Cristina Figueiredo, e moderada pelo Diretor dos Cursos Profissionais, Tiago Coelho, foi largamente elogiada pelos seus intervenientes, não só pela pertinência e atualidade do tema em debate, como pela preocupação de ouvir a sociedade, a comunidade, os promotores da escola, os investigadores e peritos, todos aqueles que nas várias áreas têm experiência acumulada, e de reconhecer aquilo que é o trabalho desenvolvido pela EPTOLIVA, uma das primeiras Escolas Profissionais do país, e cujo sucesso é fruto de um trabalho diário e conjunto, no propósito de fazer desta, uma escola da sociedade, e por conseguinte, “de AGIR e não REAGIR aos desafios do futuro deste decénio”, como concluiu Daniel Costa.

    Veja ou reveja o webinar

    Tag:atividades, eptofuturos

    • Partilhar:
    Gabinete Comunicação

    Previous post

    DESIGN E REDESIGN A (RE)CRIAR O FUTURO DA SUSTENTABILIDADE
    14 de Maio, 2021

    Next post

    DESPORTO VISITA CANIL MUNICIPAL DE OLIVEIRA DO HOSPITAL
    14 de Maio, 2021

    You may also like

    1
    EPTOLIVA EM GLOW WALK AND RUN
    29 Setembro, 2025
    1
    EPTOLIVA COMEMORA DIA DO DESPORTO INCLUSIVO
    29 Setembro, 2025
    1
    DESPORTO REALIZA TREINO FUNCIONAL NO RGYM BOX
    24 Setembro, 2025

    Últimas notícias

    EPTOLIVA EM GLOW WALK AND RUN
    29Set2025
    EPTOLIVA COMEMORA DIA DO DESPORTO INCLUSIVO
    29Set2025
    DESPORTO REALIZA TREINO FUNCIONAL NO RGYM BOX
    24Set2025
    238 605 210 (Chamada para a rede fixa nacional)967 498 487 (Chamada para a rede móvel nacional)
    Av. 5 de outubro 3400-056 Oliveira do Hospital
    geral@eptoliva.pt
    DIARIAMENTE: 08:30 – 17:30 SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS: FECHADO

    Privacidade

    • Política de privacidade
    • Resolução de Litígios Online
    • Livro de Reclamações Online

    Informações

    • Área Reservada
    • Inscrições
    • Cursos
    • Cartão Eptoliva
    LIVRO-DE-RECLAMAÇÕES

    © 2020 EPTOLIVA - Escola Profissional | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Mixlife