EPTOLIVA COMEMORA O DIA INTERNACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO
Hoje, dia 9 de dezembro, a EPTOLIVA comemora o Dia Internacional contra a Corrupção, sensibilizando para o combate e prevenção da corrupção, de modo a mobilizar recursos para a combater. Em 2024 o tema é “Unindo-se com os jovens contra a corrupção: moldando a integridade do amanhã”, visto que a corrupção ameaça o futuro dos jovens, bloqueando o acesso à educação, empregos, serviços públicos, desportos e um planeta saudável.
A campanha para o biénio 2024-2025 centra-se no papel que os jovens desempenham, sensibilizando-os para a corrupção e visando aumentar as vozes dos líderes da integridade de amanhã, permitindo-lhes exprimir as suas preocupações e aspirações, na esperança de que os seus apelos sejam ouvidos e atendidos.
Neste contexto, e decorrente da adesão da EPTOLIVA à Redescolas AntiCorrupção – 2024/2025, dinamizado pela Associação All4integrity, os Cursos Profissionais de Técnico/a de Auxiliar de Saúde (1.º e 2.º ano), Técnico/a de Multimédia (1.º e 2.º ano) e Técnico/a de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (1.º ano), sob a orientação dos/as Professores/as Cláudia Carvalho, Gonçalo Marques e Marcelo Figueiredo, realizaram pesquisas e análises sobre corrupção, resultando na elaboração de cartazes e num mural. Além disso, os Cursos Profissionais de Técnico/a de Multimédia criaram igualmente o logotipo da escola da luta contra a corrupção e o Curso Profissional de Gestão e Programação e Sistemas Informáticos construiu o jogo “Corrupção não é Jogo” que consiste em associar a definição ao termo técnico ligado à corrupção.
A luta por uma cultura de integridade está para além da ansiedade das provas e trabalhos realizados, devendo os/as alunos/as serem agentes de mudança ao promover valores como a transparência, a responsabilidade ou a honestidade, sendo que o lema da EPTOLIVA é “Apostar na Prevenção é o melhor remédio contra a corrupção!”