PRESIDENTE DA EPTOLIVA DEFENDE NOVO MODELO DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO
No âmbito da participação da EPTOLIVA na Assembleia Geral da Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), o Presidente da EPTOLIVA, Daniel Costa, colocou a temática da Orientação Vocacional dos alunos, quer ao nível do 9.º ano, quer ao nível do ensino secundário, como uma prioridade, no que diz respeito ao futuro do ensino profissional, assente num novo modelo que permita reforçar a informação que deve ser disponibilizada a alunos e pais sobre a oferta formativa dos cursos profissionais, de modo a permitir uma escolha esclarecida do percurso formativo e da concretização da escolha da escola e dos cursos a seguir. Este modelo deve privilegiar as expectativas e preferências dos alunos, conjugadas com as perspetivas futuras de empregabilidade em áreas emergentes, bem como as possibilidades de ingresso em cursos superiores, nunca descurando as necessidades das empresas e instituições dos territórios de abrangência. O atual modelo, assente numa lógica de cada escola ter a sua metodologia de orientação vocacional, não será certamente o modelo mais adequado às necessidades futuras dos alunos e dos territórios.
Nesta assembleia, Daniel Costa, realçou ainda a importância da ANESPO poder ter, num futuro próximo, uma maior representação junto das Comunidades Intermunicipais, uma vez que são estas entidades as responsáveis pela constituição das redes da oferta formativa de cursos profissionais nos seus territórios, com o objetivo das escolas públicas e privadas poderem apresentar uma maior diversidade de percursos de educação e formação para os alunos.
A intervenção focou ainda a importância do próximo ano de 2022 ser fundamental para a clarificação e preparação das condições e regras de acesso das Escolas profissionais, ao nível do Plano de Recuperação e Resiliência e dos fundos do novo Quadro Comunitário, para modernização e digitalização do Ensino profissional.
Estes temas são transversais e foram assumidas pelos membros da ANESPO como prioridade para o futuro do Ensino Profissional.