EPTOLIVA PARTICIPA NO PROGRAMA REDESCOLAS ANTICORRUPÇÃO
No âmbito da Estratégia da Educação para a Cidadania, a EPTOLIVA decidiu aderir ao desafio lançado pela Associação All4Integrity e juntar-se ao Programa RedEscolas AntiCorrupção e realizar diversas iniciativas que sensibilizem os alunos, mas também a comunidade educativa para as questões ligadas à luta contra a corrupção, procurando, através de ações concretas, defender princípios de ética, dignidade e transparência que deverão nortear a vida de todos os cidadãos na sociedade.
O programa RedEscolas AntiCorrupção inspira-se numa uma cultura de integridade e pretende concretizar o disposto na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção, que escolheu a prevenção como prioridade central do combate à corrupção e a Educação para a Cidadania como um dos espaços privilegiados para “Melhorar o conhecimento, a formação (…) em matéria de transparência e integridade”.
Por conseguinte, o trabalho que a escola pretende desenvolver no respetivo plano de ação está perfeitamente alinhado com as prioridades do programa RedEscolas AntiCorrupção e visa melhorar o conhecimento, a formação e as práticas institucionais em matéria de transparência e integridade, através da implementação de atividades nas disciplinas de Área de Integração e de Cidadania e Desenvolvimento. A prioridade é incutir nos alunos o sentido da integridade e sentimentos de rejeição face à prática da corrupção, assim como uma maior aproximação do público escolar com as instituições democráticas, do poder local ao poder central, permitindo, assim, o desenvolvimento de uma maior literacia democrática e estimulando uma participação ativa nos processos de tomada de decisão. Além disso, a escola através da concretização de atividades plurais (ações de sensibilização; convite a personalidades ligadas ao combate à corrupção, entre outras) quer contribuir para o processo de alteração de comportamentos que favoreçam a disseminação e aprofundamento de uma cultura de integridade em Portugal. Para o efeito, o vídeo produzido pelo curso de Técnico/a Auxiliar de Saúde do 11.º ano é um exemplo do despertar de consciências para um problema grave da sociedade não só em Portugal como no Brasil e que urge melhorar para criar uma sociedade mais igualitária.