PROGRAMA ECO-ESCOLAS DA EPTOLIVA NO TRILHO DE SEVILHA
No âmbito da candidatura ao programa Bandeira Azul 2022 da praia fluvial da Ronqueira, o Projeto Eco-Escolas da EPTOLIVA propôs-se a concretizar um Eco-Trilho, um percurso pedestre de Pequena Rota (PR), tendo em vista a interpretação da fauna, flora e aspetos geológicos, para melhor conhecer a biodiversidade e a importância da preservação dos ecossistemas.
Para o efeito, os alunos dos cursos de Auxiliar de Saúde (1.º e 3.º anos) e do curso de Turismo (1.º ano), acompanhados pelas docentes Mónica Ferreira, Cláudia Carvalho e Gina Sousa, realizaram o percurso PR2 TBU – Caminho do Xisto de Sevilha – Do Rio Cavalos ao Mondego.
Com cerca de 11 km, esta PR tem início em Sevilha, junto à antiga escola primária. Na descida em direção ao rio, à beira do Rio dos Cavalos, por trilhos antigos, é possível observar algumas pontes, quedas de água, vestígios de sistemas de irrigação e alguns moinhos. Após uma subida agreste, chega-se à Pedra da Sé, enorme aglomerado granítico que oferece uma vista privilegiada sobre o rio Mondego e toda a paisagem circundante. Durante o percurso observa-se uma flora diversificada, especialmente à beira-rio com os plátanos e amieiros e, numa cota mais alta, acácias floridas, dominam a paisagem.
O percurso interpretativo contou com a preciosa colaboração dos Técnicos dos Serviços Municipais de Tábua, e em particular do professor Mário Amaro, que acompanhou o grupo durante a sua realização.