A Saúde não é apenas a ausência de doenças. A Organização Mundial de Saúde define-a como “um estado completo de bem-estar físico, social e mental e não apenas a ausência de doença ou enfermidade” (OMS, 1993).

O Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual (PESES), anteriormente designado por PES, tem como objetivo prioritário a Promoção e Educação para a Saúde.

O Programa Nacional de Saúde Escolar contempla que a Educação para a Saúde seja obrigatória em todos os estabelecimentos de ensino, integrando o Projeto Educativo da Escola. Este Programa foi aprovado no âmbito do protocolo entre os Ministérios da Educação e da SaúdeDespacho n.º 25 995/2005 (2.ª série), Despacho n.º 12 045/2006 (2.º série) e Despacho n.º 2506/2007. Mais recentemente, com a publicação do Decreto-Lei n.º 60/2009, de 6 de agosto, e a Portaria n.º 196-A/2010, estabeleceu-se o regime de aplicação da Educação Sexual em Meio Escolar, que define orientações curriculares adequadas para os diferentes níveis de ensino.

De facto, educar para a saúde tem inerente a ideia de que a informação permite identificar comportamentos de risco, reconhecer os benefícios dos comportamentos adequados e desencadear comportamentos de prevenção. Neste contexto, a Educação para a Saúde tem, pois, como objetivos centrais a informação e a consciencialização de cada indivíduo acerca da sua própria saúde e a aquisição de competências que o capacitem para uma progressiva autorresponsabilização nos domínios da promoção da saúde física, psicológica e social.

Por conseguinte, a implementação do PESES na escola pretende sensibilizar e apoiar a Comunidade Educativa a desenvolver estilos de vida mais saudáveis, em linha com as políticas nacionais e europeias nesta matéria. Deste modo, através da integração de pequenas rotinas e práticas saudáveis na vida diária, bem como o incremento de mais conhecimento e discussão acerca de temas associados à saúde e ao bem-estar individual e coletivo, pretende-se contribuir para o desenvolvimento de um espírito crítico e construtivo e também para a tomada de decisões conscientes e adequadas.

Enquadramento legal:

O quadro legislativo atual torna obrigatória a inclusão da Promoção e Educação para a Saúde, como área de formação global do indivíduo:

  • Lei º 60/2009, de 6 de agosto de 2009 – Estabelece o regime de aplicação da Educação Sexual em meio escolar;
  • Portaria nº 196-A/2010, de 9 de abril – regulamenta a lei n.º 60/2009 e define as orientações curriculares adequadas para os diferentes níveis de ensino;
  • Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde, produzido pela Direção Geral de Educação (DGE) – setembro de 2014;
  • Despacho nº 7/2015, de 20 de julho – que estabelece o Programa Nacional de Saúde
  • Referencial de Educação para a Saúde, produzido pelas Direções-Gerais da Educação e da Saúde, em colaboração com o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) – junho de 2017.

Áreas de intervenção:

  • Educação Alimentar e Atividade Física;
  • Afetos e Educação para a Sexualidade;
  • Comportamentos Aditivos e Dependências;
  • Saúde Mental e Prevenção da Violência.

 

Objetivos de cada área de intervenção

 

Área Objetivos
Educação Alimentar e Atividade Física
  •   Compreender como as questões sociais, culturais e económicas influenciam os consumos alimentares;
  • Reconhecer a Dieta Mediterrânica como exemplo de um padrão alimentar saudável;
  • Reconhecer a alimentação como um dos fatores determinantes da saúde;
  • Relacionar a alimentação com a prevenção e desenvolvimentos das principais doenças crónicas (diabetes, doença cardiovascular e oncológica);
  • Reconhecer que as escolhas alimentares são influenciadas por determinantes psicológicos e sensoriais, a nível individual e de grupo;
  • Analisar criticamente os comportamentos de risco na alimentação;
  • Reconhecer a origem dos alimentos;
  • Identificar fatores que influenciam o produto alimentar antes de chegar à mesa do consumidor: a produção agrícola, a transformação industrial e a distribuição;
  • Reconhecer o impacto que os padrões alimentares têm sobre o ambiente;
  • Reconhecer o papel do cidadão e das suas escolhas alimentares na sustentabilidade ambiental;
  • Adotar comportamentos adequados na aquisição, armazenamento, preparação e consumo de alimentos;
  • Reconhecer o Direito à Alimentação como um direito humano consagrado pelas Nações Unidas;
  • Reconhecer a escola como um espaço próprio para a promoção da alimentação saudável e adoção de comportamentos alimentares equilibrados;
  • Alterar comportamentos relacionados com a atividade física, evitando longos períodos em comportamento sedentário;
  • Compreender como a prática de atividade física favorece o desenvolvimento integral da criança e do jovem e é intrínseca à vida saudável.
Afetos e Educação para a Sexualidade
  • Desenvolver a consciência de ser uma pessoa única no que respeita à sexualidade, à identidade, à expressão de género e à orientação sexual;
  • Desenvolver uma atitude positiva no que respeita à igualdade de género;
  • Reconhecer a importância dos afetos no desenvolvimento individual;
  • Reconhecer a importância das relações interpessoais;
  • Valorizar as relações de cooperação e de interajuda;
  • Desenvolver valores de respeito, tolerância e partilha;
  • Ser capaz de aceitar e integrar as mudanças físicas e emocionais associadas à sexualidade, ao longo da vida;
  • Ser responsável para consigo e para com os outros;
  • Refletir para o desenvolvimento de um projeto de vida;
  • Adotar atitudes e comportamentos saudáveis;
  • Contribuir para a redução de possíveis ocorrências negativas decorrentes dos comportamentos sexuais, como gravidez precoce e infeções sexualmente transmissíveis (IST);
  • Desenvolver a capacidade de proteção face a todas as formas de exploração e de abusos sexuais;
  • Reconhecer os direitos sexuais e reprodutivos como componente dos Direitos Humanos.

 

Comportamentos Aditivos e Dependências
  • Identificar e conhecer conceitos fundamentais no âmbito do fenómeno dos CAD;
  • Reconhecer o tabaco como fator causal evitável de doença e morte prematura;
  • Conhecer os efeitos do tabaco na saúde, imediatos e a longo prazo, individuais, familiares, sociais e ambientais;
  • Identificar fatores que influenciam a perceção do risco em relação ao consumo tabágico;
  • Desenvolver estratégias pessoais para lidar com situações de risco;
  • Identificar os problemas ligados ao álcool no que diz respeito à doença e morte prematura;
  • Conhecer os efeitos do álcool na saúde, imediatos e a longo prazo;
  • Identificar fatores que influenciam a perceção do risco em relação ao consumo de bebidas alcoólicas;
  • Identificar padrões de consumo de bebidas alcoólicas, as respetivas consequências e riscos associados;
  • Adotar comportamentos adequados face ao consumo de bebidas alcoólicas;
  • Identificar as características e os tipos de substâncias psicoativas (SPA);
  • Conhecer e identificar os efeitos imediatos, a curto e a longo prazo, do consumo de SPA na saúde;
  • Identificar fatores que influenciam a perceção do risco em relação ao consumo de SPA;
  • Identificar os diferentes padrões de consumo de SPA e as respetivas consequências e os riscos associados ao seu consumo;
  • Adotar comportamentos adequados face ao consumo de SPA;
  • Conhecer os tipos e características das adições e dependências sem substância;
  • Conhecer os efeitos imediatos, a curto e a longo prazo, das adições e dependências sem substância;
  • Identificar fatores de risco e de proteção em relação às adições e dependências sem substância;
  • Adotar comportamentos adequados face às adições e dependências sem substância;
  • Desenvolver a assertividade e a capacidade de resistir à pressão dos pares.
Saúde Mental e Prevenção da Violência
  • Desenvolver a consciência de ser uma pessoa única;
  • Adotar o sentido de pertença individual e social;
  • Comunicar de forma positiva, eficaz e assertiva;
  • Desenvolver o autoconhecimento na sua dimensão emocional;
  • Desenvolver a literacia emocional;
  • Demonstrar a autonomia em cada uma das etapas do crescimento e desenvolvimento;
  • Construir relações positivas com os outros e com o meio ambiente;
  • Identificar riscos e comportamentos de risco;
  • Intervir de forma eficaz na prevenção de riscos individuais, situacionais e ambientais;
  • Conhecer fatores protetores;
  • Desenvolver o sentido de pertença a um grupo, reconhecer o valor da diferença, da partilha e da cooperação;
  • Identificar a violência dirigida aos outros e ao próprio;
  • Adotar uma cultura de respeito e tolerância;
  • Utilizar as fases do processo de tomada de decisão: definir objetivos e gerir emoções e valores associados;
  • Desenvolver os valores de cidadania, de solidariedade e de respeito pelas diferenças;
  • Adotar comportamentos resilientes.

 

Objetivos principais do projeto:

  • Melhorar o estado de saúde global dos jovens, alterando comportamentos e estilos de vida pouco saudáveis;
  • Promover ações de sensibilização que previnam comportamentos de risco;
  • Contribuir para a tomada de decisões conscientes na área da Educação para a Saúde e Educação Sexual;
  • Promover a melhoria da literacia em saúde da comunidade educativa;
  • Propiciar o crescimento em liberdade e responsabilidade, para a adoção de estilos de vida saudáveis na conquista de autonomias e do espírito crítico e autocrítico;
  • Identificar os vários tipos de comportamentos relacionados com a violência;
  • Valorizar comportamentos que conduzam a estilos de vida saudáveis;
  • Fomentar hábitos de vida saudável;
  • Contribuir para uma melhoria dos relacionamentos afetivo-sexuais entre os jovens.
  • Promover uma cultura de respeito e responsabilidade no campo da sexualidade;
  • Potenciar a relação Escola–Família, Escola–Centro de Saúde e/ou outras instituições/recursos comunitários;
  • Universalizar o acesso à educação para a saúde em meio escolar;
  • Contribuir para a formação de cidadãos livres, responsáveis e intervenientes no meio em que vivem.

ATIVIDADES DO PESES – ANO LETIVO 2023/2024

EPTOLIVA COM A COMUNIDADE NOS TRILHOS DAMOR  – 22 de maio/24  

Mais uma edição de sucesso da caminhada “Trilhos d’AmOr”.

Este ano celebrámos o “Dia da Família” com e na Comunidade Escolar, somando também a solidariedade e o afeto aos animais, com a oferta de alguns bens aos Serviços Veterinários Municipais / CROA – Centro de Recolha Oficial de Animais de Oliveira do Hospital.

Um agradecimento especial a todos os envolvidos por “Trilharem com Amor” mais um momento memorável com a EPTOLIVA.

EPTO FUTUROS DE SAÚDE LEVA “MALA DE PREVENÇÃO” À COMUNIDADE – 18 de maio/24

A “Mala de Prevenção”, que tem corrido o país e o mundo, pelas mãos do médico psiquiatra, Dr. Luís Patrício, esteve em Tábua, para ajudar a prevenir “o mau uso e o abuso do uso de substâncias psicoativas e de atitudes/comportamentos de risco”.

Prevenir comportamentos de risco na adolescência foi o tema escolhido para assinalar o Dia dos cursos profissionais de Técnico/a Auxiliar de Saúde, com o Dr. Luís Patrício, um dos mais destacados especialistas nacionais na área das patologias, na conferência EPTO FUTUROS “Prevenção da MAL’A’dicção – Comportamentos de Risco”, que aconteceu a 18 de maio, no Auditório do Espaço CULTIVA em Tábua.

Com um conjunto de calendários ilustrados com mensagens de reflexão e o apoio da “Mala da Prevenção”, de onde saíram alguns livros, objetos e jogos, Luís Patrício falou de uma sociedade “consumista”, que nos convida a muitos e a variados gastos, de dependências patológicas sem substancias aditivas, da Geração Smartphone “agarrada” à internet e de “substâncias e comportamentos legais e nada legais para a Saúde e bem-estar Individual, Familiar, Comunitário e Social”, provocados pelo uso de álcool, drogas e tabaco. “Educação em Prevenção é mesmo Educação. Serve as Pessoas. Vai por dentro e para dentro. Tem exigências. Robustece. Dá Trabalho. Faz pensar. Responsabiliza pelas escolhas feitas”, concluiu Luís Patrício, referindo-se à ausência de políticas de intervenção e prevenção que urgem acontecer numa contemporaneidade que acusa sintomas de mal-estar, aumento de consumos e o desamparo de quem se encontra em risco crescente.

ABRIL AZUL EM OLIVEIRA DO HOSPITAL – 7 de maio/24 

A convite da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Oliveira do Hospital, os cursos profissionais de Turismo participaram na Caminhada Urbana seguida da formação do Laço Azul Humano, que decorreu esta terça-feira, no Largo Ribeiro do Amaral, no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus Tratos da Infância, assinalado ao longo do mês de Abril, sob o tema “Abril Azul em Oliveira do Hospital”.

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA EPTOLIVA ASSINALA DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA COM TORNEIO INTERTURMAS DE FUTSAL – 12 de abril/24

O Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital acolheu no dia 12 de abril, o Torneio Interturmas de Futsal, uma iniciativa organizada pela Associação de Estudantes da EPTOLIVA com o apoio do curso de Técnico/a de Desporto (3.º ano) e a participação da ARCIAL, tendo por objetivo assinalar o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Internacional do Desporto (celebrado a 6 de abril), reconhecendo assim o papel que o desporto e a atividade física desempenham na promoção de estilos de vida saudável na comunidade escolar.

EPTOLIVA ASSINALA DIA MUNDIAL DA SAÚDE NO ANIVERSÁRIO DA UCC PINHEIRO DOS ABRAÇOS – 05 de abril/24

A EPTOLIVA associou-se, com o curso profissional de Técnico/a Auxiliar de Saúde (3.º ano), à comemoração do X Aniversário da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro dos Abraços, este ano dedicado ao tema “Desacelerar em Contexto Escolar”, que decorreu, a 4 de abril, no Convento do Desagravo, em Vila Pouca da Beira.

Unindo a importância do tema com a missão da UCC Pinheiro dos Abraços na Promoção e Educação para a Saúde Escolar, pretendeu-se desta forma proporcionar aos futuros técnicos de Auxiliar de Saúde, a oportunidade de participar nos Workshops de Mindfulness, Yoga e Yoga do Riso, integrados no programa desta comemoração, e assim, poderem vivenciar o propósito do Dia Mundial da Saúde, que em 2024 tem como lema “A minha saúde, o meu direito”, destacando a necessidade urgente de garantir o acesso universal a serviços de saúde e a um ambiente saudável.

Parabenizamos a UCC Pinheiro dos Abraços pelos seus 10 anos de Cuidado e de Proximidade com a Comunidade, desejando que continuem a alcançar bons resultados nesta comunidade educativa, e que muito nos honra sermos parceiros.

“WORKSHOP WOGAMI” CRIA FLORES PARA AS MULHERES – 08 de março/24

Com o propósito de assinalar o “Dia Internacional das Mulheres” a Associação de Estudantes da EPTOLIVA, em parceria com os cursos profissionais de Design/Design de Equipamento organizaram, no dia 8 de março, um workshop de origami, orientado pelas alunas Bruna Veiga, Mara Fernandes, Margarida Viegas e Matilde Napoleão.

A oportunidade de conhecer os benefícios de uma técnica na qual a folha de papel é a essência e as mãos as ferramentas contagiou as/os participantes, alunas/os e professoras/res que aprenderam a construir uma túlipa de papel, em apenas 10 minutos, feita essencialmente de persistência, concentração, calma e alguma criatividade.

ALUNOS DE SAÚDE ASSINALAM DIA MUNDIAL DO CANCRO COM VISITA À ACREDITAR – 04 de fevereiro/24

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, domínios saúde e direitos humanos, os alunos do Curso de Técnico/a Auxiliar de Saúde (2º ano), deslocaram-se a Coimbra para visitar a ACREDITAR – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, uma instituição de referência para a oncologia pediátrica em Portugal, criada em 1994.

Nesta visita os alunos puderam conhecer a história, valores e missão desta instituição que presta apoios em diversas áreas a crianças com doença oncológica e às suas famílias. Com a realização de algumas dinâmicas de grupo foi ainda possível reconhecer a importância do trabalho em equipa multidisciplinar para apoiar os familiares/cuidadores de doentes oncológicos a descobrirem novas formas de estar e de atuar durante o processo de doença e acompanhamento após a alta.

O Dia Mundial do Cancro, que se celebra a 4 de fevereiro, pretende consciencializar, melhorar a educação e promover a ação pessoal e coletiva, para enfrentar um dos maiores desafios de saúde pública. Com o mês de Fevereiro dedicado à sensibilização do cancro infantil, os alunos puderam experimentar o jogo “Boa pergunta! Cancro pediátrico: verdades e mitos”, implementado pela ACREDITAR e que visa desafiar crianças, jovens e professores a refletir e a desmistificar o cancro pediátrico.

EPTOLIVA “DEIXA-SE INCLUIR” COM A ARCIAL E SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE GALIZES NO DIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA – 14 de dezembro/23

em destaque na Rádio Boa Nova