ADEPTOLIVA ELEGE NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS E APROVA PLANO E ORÇAMENTO 2026
A Assembleia Geral da ADEPTOLIVA – Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional dos Concelhos de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil aprovou, por unanimidade, o plano anual de atividades e o orçamento da Associação para 2026, em valor superior a 4,7 milhões de euros, instrumentos fundamentais para a continuidade do sucesso do projeto educativo da EPTOLIVA, concebidos numa gestão equilibrada, rigorosa e transparente e sob uma visão realista e inovadora para o futuro, garantindo a sustentabilidade financeira e pedagógica, que tem caraterizado a escola nos últimos anos.
Os Associados elegeram os novos órgãos sociais da associação para o mandato 2025-2029, constituída pelos representantes dos vários promotores, ficando a Mesa da Assembleia Geral a ser presidida pela ADIBER, tendo como secretários, a Sotragran, Lda. e a Habicovelo – Construções do Covelo, Lda. O Conselho Fiscal será presidido pela Azuribérica – Textil, S.A., acompanhada pelos vogais, Irmãos Gonçalves, S.A. e V.A.B. – Veículos Automóveis das Beiras S.A. A Direção da ADEPTOLIVA viu renovada a confiança, mantendo-se como Presidente, Daniel Dinis Costa, acompanhado pelos vogais, Susana Mendes, Maria da Graça Brito e David Pinto.
O Presidente da ADEPTOLIVA destacou 2025, como um ano histórico, em que a EPTOLIVA atingiu o maior número de alunos de sempre, cerca de 340, com a abertura de 6 novas turmas e 8 cursos profissionais no 1.º ano, e a inscrição de estudantes provenientes de 13 nacionalidades diferentes. Para isso, tem contribuído a dinâmica educativa da Escola junto da comunidade, alicerçada na prestação de um serviço educativo público de rigor, excelência, amplamente reconhecido no país e no mundo. Este sucesso educativo é agora acompanhado por uma forte vertente social, através da gestão de projetos como o “Projeto Missão Futuros E9G – Programa Escolhas”, os Projetos Locais Promotores de Qualificações de Nível B1/B2/B3 desenvolvidos pelo Centro Qualifica e o mais recente desafio, o “Programa CLDS 5G – Tábua + Inclusiva”, uma valência de intervenção social e comunitária que tem a ADEPTOLIVA como Entidade Coordenadora Local. A reunião marcou a consolidação da EPTOLIVA não apenas como uma escola profissional de referência, mas como um agente central de desenvolvimento social na região.
Daniel Dinis Costa reafirmou o seu compromisso com uma estratégia que “não deixa ninguém para trás”, referindo que “a direção da ADEPTOLIVA, inicia um novo e exigente mandato, mantendo a sua estrutura diretiva, com uma perspetiva de continuidade na mudança que nos desafia, nos inspira e nos incentiva a fazer mais e melhor a cada dia que passa. Perante os desafios do presente e do futuro, manteremos a força e determinação do primeiro dia, com o inconformismo que nos caracteriza”, concluiu Daniel Costa, após elencar os principais desafios para 2026, alicerçados num orçamento de grande ambição, de antecipação do futuro e sobretudo de concretização de sonhos, como são exemplo os 2 Centros Tecnológicos Especializados que entrarão brevemente ao serviço da comunidade.
A encerrar a Assembleia, Susana Mendes, Vereadora do Município de Tábua, assinalou 2025 como o ano de uma profunda ‘reviravolta’ institucional. Segundo a autarca, “a EPTOLIVA extravasou a sua matriz puramente escolar para se afirmar como um pilar social indispensável ao território‘, com o sucesso da estratégia de internacionalização, consolidada pelas parcerias em Cabo Verde e pelo Programa Erasmus+, ao passo que Graça Brito enalteceu o percurso de excelência da instituição, descrevendo-o como uma “caminhada de largos passos que dignifica e orgulha a comunidade” e destacou a solidez da gestão financeira e a simbiose entre docentes e alunos, aproveitando para apelar a um envolvimento ainda mais ativo dos associados promotores, algo que David Pinto, Vereador do Município de Tábua, reforçou, desafiando à captação de novos promotores para a ADEPTOLIVA, de forma a consolidar e expandir o manancial de empregabilidade que a escola oferece aos seus jovens, felicitando o recorde histórico de alunos matriculados e a dinâmica empreendida pela atual gestão. O Presidente da Assembleia, Miguel Ventura, encerrou a sessão com uma nota de reconhecimento e ambição institucional, reforçando o trabalho desenvolvido pela ADEPTOLIVA e pela EPTOLIVA que “dignifica e honra todos os seus associados e parceiros”, sublinhando que os resultados alcançados são fruto de uma visão estratégica partilhada, terminando com um manifesto de confiança nos novos órgãos eleitos, augurando que o ano de 2026 seja tão bom ou melhor que 2025 na consolidação da instituição como uma referência inquestionável no panorama educativo e social da região.





